segunda-feira, 6 de julho de 2015

O Endomarketing como ferramenta de gestão

Muito se fala em crise e dificuldades econômicas, mas são estes os momentos, em que empresas precisam escolher ganhar ou perder dinheiro.
Sim, existem formas de ganhar dinheiro na crise, uma delas é potencializando seu capital intelectual.
Mas qual a relação entre capital intelectual e endomarketing?
Quem não gostaria de trabalhar em uma empresa que valoriza seu trabalho e o reconhece como fator humano e não somente como um número?
Qual profissional não sentiria-se valorizado em ter uma ação especial no dia das mães ou seu aniversário?
Para entendermos melhor, vamos explicar o que é o endomarketing. Esta ferramenta é nada mais que o marketing interno. Endo - vem de dentro, marketing para dentro da empresa, ou seja, para seus clientes internos.
Esta ferramenta, não se refere apenas a festas e comemorações, mas também, comunicação interna da empresa, pois comunicar, informar, são ações de marketing fundamentais.
Endomarketing envolve comunicação interna, treinamento, motivação, respeito mútuo, responsabilidade social.  Sua finalidade é melhorar a relação empresa/ colaborador. Conhecer claramente os objetivos da empresa possibilita ao colaborador, maior responsabilidade, inovação.

Vergara (apud BRUM, 2010), afirma que a gestão de pessoas é muito relevante, pois as empresas podem ter tudo, mas nada serão se porventura não valorizarem o elemento humano. Para ela as empresas devem fazer uso do endomarketing para que os colaboradores se sintam parte do todo e não somente meros instrumentos de trabalho.


Tanto a cultura quanto o clima organizacional influenciam no grau de comprometimento das pessoas em relação à organização. Segundo Brum (2010), uma comunicação interna bem estruturada contribui para o ambiente interno, pois democratiza a informação, o que beneficia a comunicação interpessoal. Já Macedo et al. (2007) define cultura organizacional como o conjunto de valores e tradições que caracterizam a organização como um todo. Para ele o clima organizacional é o reflexo da maneira como as pessoas percebem as respostas às suas demandas e perspectivas individuais.
Democratizar a informação não é uma tarefa fácil de ser cumprida, pois requer um estudo minucioso sobre a diversidade da organização. A dificuldade está em ter que lidar com um dos maiores paradoxos da gestão de pessoas, quiçá do mundo atual: INDIVIDUALIDADE versus COLETIVIDADE. Para que a informação seja acessível e compreensível para todos é necessário romper as barreiras que podem surgir em decorrência de fatores como nível de escolaridade, falta de investimento em recursos para inclusão das pessoas portadoras de necessidades especiais entre outras.
São as pessoas que trabalham nas empresas que possibilitam que as necessidades dos clientes sejam atendidas, pois elas são o corpo e alma da organização. Por isso, a gestão de pessoas é essencial para o sucesso e sobrevivência de uma empresa, independente do mercado que ela atue. Vilhena [1], afirma que para o endomarketing ser efetivo, ele precisa estar inserido no ambiente organizacional como parte da filosofia de gestão dos recursos humanos. Segundo Brum (2010), o endomarketing é uma das principais estratégias da gestão de pessoas, é utilizada por empresas que buscam sucesso de mercado e perenização.

Investir em endomarketing é investir no capital organizacional.

#FICADICA

Por Carine Paiva e Priscila Stumpf

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