quarta-feira, 20 de maio de 2015

Comunicação empresarial: Porque investir nesta idéia?

Muitos acreditam que comunicação empresarial limita-se a um comercial na televisão ou um anúncio no jornal e viram a cara para este investimento, deixando sempre para segundo plano “comunicar”. Mas está mais do que comprovado que criar ações de comunicação funciona e pode trazer grandes retornos para empresas, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte. Além disso, as novas possibilidades de mídias a serem utilizadas possibilitaram que empresas que até então não investiam em publicidade, passassem a criar estratégias adequadas às suas possibilidades.
Quando falamos em comunicação empresarial, estamos nos referindo a uma ferramenta estratégica, usada para reforçar e melhorar a imagem da empresa, tanto com o público externo como com o público interno.
Na atual situação econômica do país, a instabilidade do mercado exige dos empresários maiores investimentos para fortalecer a marca.
Muito se escuta: não vou investir em comunicação, o momento é de cautela. Sim, em épocas de crise, é importante pensar e planejar os investimentos organizacionais, mas também, de manter-se vivo e superar estes momentos. Se analisarmos estrategicamente qualquer grande marca, é possível perceber que suas ações de comunicação são contínuas, com períodos que podem ter mais ou menos intensidade, mas sempre levando algum tipo de informação aos seus públicos interno e externo.
No Brasil, com algumas exceções, a comunicação empresarial não atingiu o patamar de estratégico, pois o planejamento em comunicação (muitas vezes confundido com mera descrição de ações, produtos e correspondentes custos de execução), dificilmente foi estudado e analisado e visa somente a divulgação isolada de um produto ou serviço.
Nossa cultura empresarial, ainda esta bastante limítrofe nestes aspectos, estudos mostram, que 95% dos colaboradores, desconhecem as estratégias da empresa em que trabalham. E pasmem, 25% desconhecem os serviços prestados pela empresa em sua totalidade.
Você deve estar pensando : Mas com tanta gente incompetente no mercado ...opa...será que não esta faltando comunicação para seu público interno?
Muitos acreditam que um email informativo, ou reuniões são o suficiente. Esse tipo de comunicação não deve deixar de existir, mas é necessário que haja comprometimento de todos, para isso planejar é fundamental, realizar ações que unam informação e sentimento de pertença. Buscar realizar ações em que haja engajamento por parte de toda equipe, em que todos tenham uma visão global da empresa, entendam as diretrizes a serem buscadas e alcançadas.
Os colaboradores mais satisfeitos não são, necessariamente, os que ganham mais, mas sim os que trabalham em organizações que são conhecidas e reconhecidas pelo público externo, colaboradores satisfeitos produzem mais e melhor.
Colaboradores satisfeitos, para alcançarem a satisfação, precisam ser reconhecidos e respeitados, devem contar com subsídios e treinamentos para que seus trabalhos sejam bem feitos, assim como contar com suporte dos demais departamentos que podem influenciar nos resultados de suas atividades.
Como fazer isso?
Comunicação, eis a alma do negócio!

#FICADICA

Por: Carine Paiva e Priscila Stumpf

Nenhum comentário:

Postar um comentário