Muitos acreditam que comunicação empresarial limita-se
a um comercial na televisão ou um anúncio no jornal e viram a cara para este investimento,
deixando sempre para segundo plano “comunicar”. Mas está mais do que comprovado
que criar ações de comunicação funciona e pode trazer grandes retornos para
empresas, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte. Além disso, as novas
possibilidades de mídias a serem utilizadas possibilitaram que empresas que até
então não investiam em publicidade, passassem a criar estratégias adequadas às
suas possibilidades.
Quando falamos em comunicação empresarial,
estamos nos referindo a uma ferramenta estratégica, usada para reforçar e
melhorar a imagem da empresa, tanto com o público externo como com o público
interno.
Na atual situação econômica do país, a
instabilidade do mercado exige dos empresários maiores investimentos para fortalecer
a marca.
Muito se escuta: não vou investir em
comunicação, o momento é de cautela. Sim, em épocas de crise, é importante
pensar e planejar os investimentos organizacionais, mas também, de manter-se
vivo e superar estes momentos. Se analisarmos estrategicamente qualquer grande
marca, é possível perceber que suas ações de comunicação são contínuas, com
períodos que podem ter mais ou menos intensidade, mas sempre levando algum tipo
de informação aos seus públicos interno e externo.
No Brasil, com algumas exceções, a comunicação
empresarial não atingiu o patamar de estratégico, pois o planejamento em
comunicação (muitas vezes confundido com mera descrição de ações, produtos e
correspondentes custos de execução), dificilmente foi estudado e analisado e
visa somente a divulgação isolada de um produto ou serviço.
Nossa cultura empresarial, ainda esta
bastante limítrofe nestes aspectos, estudos mostram, que 95% dos colaboradores,
desconhecem as estratégias da empresa em que trabalham. E pasmem, 25%
desconhecem os serviços prestados pela empresa em sua totalidade.
Você deve estar pensando : Mas com tanta
gente incompetente no mercado ...opa...será que não esta faltando comunicação
para seu público interno?
Muitos acreditam que um email informativo, ou
reuniões são o suficiente. Esse tipo de comunicação não deve deixar de existir,
mas é necessário que haja comprometimento de todos, para isso planejar é
fundamental, realizar ações que unam informação e sentimento de pertença.
Buscar realizar ações em que haja engajamento por parte de toda equipe, em que
todos tenham uma visão global da empresa, entendam as diretrizes a serem
buscadas e alcançadas.
Os colaboradores mais satisfeitos não são,
necessariamente, os que ganham mais, mas sim os que trabalham em organizações
que são conhecidas e reconhecidas pelo público externo, colaboradores
satisfeitos produzem mais e melhor.
Colaboradores satisfeitos, para alcançarem a satisfação,
precisam ser reconhecidos e respeitados, devem contar com subsídios e
treinamentos para que seus trabalhos sejam bem feitos, assim como contar com
suporte dos demais departamentos que podem influenciar nos resultados de suas
atividades.
Como fazer isso?
Comunicação, eis a alma do negócio!
#FICADICA
Por:
Carine Paiva e Priscila Stumpf
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