quarta-feira, 20 de maio de 2015

Ter coragem e ser gentil

As semanas tem sido curtas, além dos dias passarem voando, os feriados engolem as semanas, e nos fazem correr mais e mais, com a sensação de não sairmos do lugar.
No meio desta correria, inúmeras questões surgem, como por exemplo, como dizer e fazer as coisas certas em tão pouco tempo?
Planejamento e estratégia são lições antigas da administração, mas que, mesmo nos dias de hoje, valem ouro. De toda forma, de nada adianta planejamento, estratégias e ferramentas gerencias quando não olhamos o outro, que neste caso, são nossos clientes internos e externos.
Para entendermos melhor este olhar, gostaríamos de convidar você, é você mesmo que esta lendo este artigo, para vir até o mundo de Cinderela, isso mesmo, Cinderela, a moça da madrasta malvada com suas filhas malucas.
No filme, a mãe de Cinderela antes de morrer diz: tenha coragem e seja gentil
Esta simples frase de um conto de fadas infantil, define este olhar que falta nos dias de hoje, este olhar para o outro como individuo e não como mais um rosto na multidão.
A coragem nos move, faz com que os desafios sejam ultrapassados, nos impulsiona para seguir em frente, mesmo com aquele medo gigante de dar tudo errado que existe dentro de nós. Mas a gentileza... esta muda tudo, esta transforma vidas . A gentileza... tão rara, e tão poderosa, esta abre portas, cria oportunidades, registra e marca pessoas e ações.
Ser gentil é ser amável, educado, Cortez. Logo, uma pessoa gentil é uma pessoa encantadora!
Pessoas gentis acabam se destacando no mercado de trabalho, na vida! Pois são nos pequenos gestos que ficam as melhores lembranças.
Estudos mostram que conviver com a falta de gentileza diminui a felicidade, isso porque a gentileza está ligada ao gene que libera a dopamina, neurotransmissor que proporciona bem-estar. Aqueles que ajudam os outros regularmente têm mais saúde mental e menos depressão. Pessoas solidárias têm menos probabilidade de sofrer de doenças crônicas, e seu sistema imunológico tende a ser melhor, porque existe uma relação direta entre bem-estar, felicidade e saúde.
Segundo Rosana Braga, “gentileza é um modo de agir, um jeito de ser, uma maneira de enxergar o mundo. Ser gentil, portanto, é um atributo muito mais sofisticado e profundo que ser educado ou meramente cumprir regras de etiqueta, porque embora possamos (e devamos) aprender a ser gentil, trata-se de uma característica diretamente relacionada com caráter, valores e ética; sobretudo, tem a ver com o desejo de contribuir com um mundo mais humano e eficiente para todos. Ou seja, para se tornar uma pessoa mais gentil, é preciso que cada um reflita sobre o modo como tem se relacionado consigo mesmo, com as pessoas e com o mundo.”.
Pessoas gentis possuem maior facilidade de gerenciar conflitos e gerir equipes.
Ser gentil facilita no processo de comunicação e no desenvolvimento do sentimento de pertença de cada individuo dentro da organização.
Vamos lá, tenha coragem, não somente para segurar o frio no estômago e as pernas meio bambas, tenha coragem de ser gentil.
Como diria Cinderela, seja gentil e não espere muito das pessoas, elas nos tratam da melhor forma que conseguem... alguns não conseguem muito.... até mesmo Shakespeare destacava isso em seus dizeres, ao publicar: “Eu aprendi que ser gentil é mais importante do que estar certo”.
E por fim, não esqueçam da promessa da plebéia que virou princesa: Ter Coragem e ser gentil, e assim ver o mundo como ele pode ser e não como ele simplesmente é!
#FICADICA

Por Carine Fraga e Priscila Stumpf

Nenhum comentário:

Postar um comentário