quarta-feira, 20 de maio de 2015

O ambiente corporativo e as datas de prestígio

Estamos nos aproximando de duas datas super, master, blaster importantes e que valem uma reflexão sobre como agraciar e motivar os colaboradores. A primeira, o Dia do Trabalho, data que deveria ser celebrada por todo perfil de empresa, prestigiando àqueles que são o melhor ativo de qualquer companhia, que ajudam a criar identidade corporativa, a trabalhar a cultura da empresa e que, quando possuem aquele sentimento de pertença, vibram com todas as conquistas realizadas e se unem para crescer sempre mais. A segunda, não menos importante, o Dia das mães, dia a ser celebrado junto a grandes guerreiras, que muitas vezes se desdobram em mil, a fim de manter tudo em ordem: casa, família, trabalho e todas as demais atividades que envolvem isto.
Já ouvimos de cliente que não é necessário nenhuma celebração no dia do trabalho, afinal o feriado já é um grande motivador... Hey, calma lá... como assim? Quer dizer que o melhor é ter o colaborador fora da empresa? Ok, todos precisam e merecem um belo descanso, mas empresa que não conta com pessoas que acordam dispostas a realizar suas atividades, precisa parar e rever conceitos. O local de trabalho em si deve contar com ambiente agradável, amigável e entender que pessoas precisam ser valorizadas. E é difícil imaginar data mais especial para reunir todos e criar ações diferenciadas, do que o dia do trabalho.
Pequenos gestos podem fazer a diferença. Já pensou em oferecer um café da manhã completo para receber seus colaboradores? Incluir atrações lúdicas para inspirá-los? Ou mesmo atividades que ajudem a relaxá-los? Não é apenas o funcionário que precisa ganhar pontos com as corporações, mas a empresa também deve buscar formas de ganhar pontos com seus colaboradores.
O mesmo vale para o dia das mães. Mulheres são sentimento, isto é fato. Por mais que atuem em áreas totalmente racionais, estratégicas e que exigem grande concentração, se derretem quando são surpreendidas. Ai aparece aquele chefe monstro, cheio de palavras que deveriam ser engolidas, com frases como: mas dia das mães é no domingo, não precisa de nada disto. Não, não, não... De que mundo esses seres surgiram? Pessoas com esse perfil devem comer jiló todo dia para se tornarem tão amargas. Empresas com perfil motivador conseguem criar ações a serem realizadas inclusive no domingo para homenagear as mães, sabendo que as homenageadas irão participar, e, mesmo se não for o caso, pode-se criar um clima diferente para recepcioná-las na sexta-feira que antecede essa data. Não existe nada mais gratificante que tirar um sorriso do rosto de quem ajuda a empresa a alcançar suas metas.
Se você é responsável por equipes, gerencia um time de colaboradores, é diretor de uma empresa, independente do porte #FICADICA. É importante destacar que todos saem ganhando. A valorização ajuda aumentar produtividade e a criar um clima organizacional favorável. É o famoso ganha-ganha aplicado a ações internas da empresa. Pense nisso.

#FICADICA


Por: Carine Paiva e Priscila Stumpf

Nenhum comentário:

Postar um comentário