quarta-feira, 20 de maio de 2015

A Educação como Fator na Força de Trabalho: Relação existente entre anos de Estudo, Empregabilidade e Renda

Todo mundo já ouviu uma historia sobre alguém que se formou e não conseguiu nunca trabalho na área e que ganha menos que pessoas que estudaram.

Esta história sim acontece, mas não com a maioria dos diplomados.

O principal fator da desigualdade financeira vem da desigualdade educacional entre as classes e que este fato foi mais explicito entre os anos 60 e 70, pois o mercado passou a exigir mão de obra mais qualificada, associada à industrialização.  Estudos mostram que existe uma relação entre anos de estudos e empregabilidade.

O mercado de trabalho brasileiro gera maiores oportunidades para aqueles que possuem maior escolaridade - sendo este mercado cada vez mais competitivo e exigente na hora da contratação. Analisando-se os dados referentes ao período entre 2010 e 2014, percebe-se que as vagas de emprego para pessoas qualificadas estão sendo ocupadas cada vez mais por pessoas com 11 anos ou mais de estudo.

A relação tempo de estudo e salário está cada vez mais representativa no país, pessoas com menos de 8 anos de estudo ganham menos e muitas vezes podem executar a mesma função do que um indivíduo com 8 a 10 anos de estudo. Mas um indivíduo com 11 anos ou mais se torna diferenciado em relação a estes.

A educação é uma das únicas formas de ascensão social, pelo qual as pessoas de classes mais baixas podem alcançar um futuro melhor. Portanto quando se olha para resultados estatísticos, percebe-se que casos como os de alguns jogadores de futebol (com grande ascensão profissional e muitas vezes com baixa escolaridade) e de desempregados com diplomas universitários são exceções se comparados com a grande maioria (na relação entre anos de estudo e ascensão profissional). Independentemente de alguma impressão que se possa ter na atualidade, para a vasta maioria das pessoas quanto maior os anos de estudo, maiores são as chances de se conseguir um trabalho melhor remunerado.

O Brasil é hoje uma nação em busca constante de desenvolvimento. Para se medir o desenvolvimento de uma nação, diversos aspectos são avaliados, sendo que um deles é o nível educacional da população. Uma nação com pessoas mais escolarizadas incentiva o exercício da cidadania, criando cidadãos que têm capacidade de acompanhar, controlar e cobrar ações dos governos, permitindo-se ter uma visão mais abrangente do mundo, aumentando o exercício da sociabilidade e da convivência em sociedade, dentre outros fatores.

A educação é sem dúvida um importante fator na força de trabalho e renda, e um instrumento capaz de gerar maior igualdade de oportunidades. Neste contexto, a Educação superior se coloca como importante fator individual e para o país, por isso estude! Nunca é tarde para começar, nunca é tarde para virar o jogo e mudar de vida.

#FICADICA

Por: Carine Paiva e Priscila Stumpf

Nenhum comentário:

Postar um comentário