Marketing
em tempos de Crise
Muito se fala na crise econômica e na
instabilidade no mundo dos negócios. Muitas empresas, já sentem no dia a dia
este impacto, queda nas vendas, consumidores mais receosos entre outros
entraves.
Neste momento, como manter e atrair clientes?
Como não ser deixado de lado ou até mesmo, não ser retirado do orçamento?
Quando a economia passa por
uma recessão, devemos focar em fortalecer a marca e fidelizar clientes, para
isso, ao contrario do que se pensa, o marketing não é opcional, é um investimento,
essencial para que se obtenha receita junto a esses clientes cruciais e a
outros também.
A economia instável serve
como período de análise, para que a empresa “limpe”, tudo que possui baixo
desempenho e/ou geram baixo rendimento. Estamos falando de sobrevivência! Sim,
períodos de crise exterminam empresas e sobrevivem somente os mais fortes. O que não significa que somente os grandes
empresários conseguirão atravessar a tempestade, mas sim, todo e qualquer
empresário que esteja preparado.
Revisar as estratégias de
marketing é crucial, a crise favorece o crescimento do pequeno, pois nestas
épocas, o consumidor opta, em grande parte, por produtos e serviços com valores
mais baixos, estes consumidores são denominados pé no freio. Marcas populares
também conseguirão atrair o consumidor abalado-mas-paciente, que até então
optava por marcas mais sofisticadas — estratégia usada agressivamente pelo
Wal-Mart na recessão de 2001 com sua política de “preço baixo, sempre”. Também
há oportunidades para marcas populares na categoria de artigos adiáveis.
Serviços de assistência técnica podem tentar atrair o grupo
abalado-mas-paciente, que vai tentar prolongar a vida útil de uma geladeira
para evitar o gasto.
Com a incerteza ou aumento
da crise no mercado, a dica é retirar da grade produtos e serviços que estejam
com pouca procura e que geram custo para empresa. Analisar seu portfólio, e
classificar os produtos e serviços é tarefa fundamental, pois a partir deste
exercício, fica possível analisar quais produtos e/ou serviços devem ser
concentrados os recursos de marketing para manter e fidelizar os clientes.
As empresas que optam por
aderir a miopia do marketing, ou seja, fechar esta torneira, terão a colheita
das conseqüências, pois não estarão a exposição necessária para sobrevivência e
estarão fora do ambiente de analise e readequação do consumidor.
Marketing é vida, é a
possibilidade de perpetuação de uma marca. Investir em estratégias é a forma
para que as empresas sobrevivam não somente na situação econômica desfavorável,
mas também, na competitividade de mercado.
Investir em marketing não é
supérfluo, mas sim uma necessidade de mercado, necessidade, pois como diz o
ditado : Quem não é visto não é
lembrado.
#FICADICA
Por:
Carine Paiva e Priscila Stumpf
Nenhum comentário:
Postar um comentário