quarta-feira, 20 de maio de 2015

Marketing em tempos de Crise


Marketing em tempos de Crise

Muito se fala na crise econômica e na instabilidade no mundo dos negócios. Muitas empresas, já sentem no dia a dia este impacto, queda nas vendas, consumidores mais receosos entre outros entraves.
Neste momento, como manter e atrair clientes? Como não ser deixado de lado ou até mesmo, não ser retirado do orçamento?
Quando a economia passa por uma recessão, devemos focar em fortalecer a marca e fidelizar clientes, para isso, ao contrario do que se pensa, o marketing não é opcional, é um investimento, essencial para que se obtenha receita junto a esses clientes cruciais e a outros também.
A economia instável serve como período de análise, para que a empresa “limpe”, tudo que possui baixo desempenho e/ou geram baixo rendimento. Estamos falando de sobrevivência! Sim, períodos de crise exterminam empresas e sobrevivem somente os mais fortes.  O que não significa que somente os grandes empresários conseguirão atravessar a tempestade, mas sim, todo e qualquer empresário que esteja preparado.
Revisar as estratégias de marketing é crucial, a crise favorece o crescimento do pequeno, pois nestas épocas, o consumidor opta, em grande parte, por produtos e serviços com valores mais baixos, estes consumidores são denominados pé no freio. Marcas populares também conseguirão atrair o consumidor abalado-mas-paciente, que até então optava por marcas mais sofisticadas — estratégia usada agressivamente pelo Wal-Mart na recessão de 2001 com sua política de “preço baixo, sempre”. Também há oportunidades para marcas populares na categoria de artigos adiáveis. Serviços de assistência técnica podem tentar atrair o grupo abalado-mas-paciente, que vai tentar prolongar a vida útil de uma geladeira para evitar o gasto.
Com a incerteza ou aumento da crise no mercado, a dica é retirar da grade produtos e serviços que estejam com pouca procura e que geram custo para empresa. Analisar seu portfólio, e classificar os produtos e serviços é tarefa fundamental, pois a partir deste exercício, fica possível analisar quais produtos e/ou serviços devem ser concentrados os recursos de marketing para manter e fidelizar os clientes.
As empresas que optam por aderir a miopia do marketing, ou seja, fechar esta torneira, terão a colheita das conseqüências, pois não estarão a exposição necessária para sobrevivência e estarão fora do ambiente de analise e readequação do consumidor.
Marketing é vida, é a possibilidade de perpetuação de uma marca. Investir em estratégias é a forma para que as empresas sobrevivam não somente na situação econômica desfavorável, mas também, na competitividade de mercado.
Investir em marketing não é supérfluo, mas sim uma necessidade de mercado, necessidade, pois como diz o ditado : Quem não é visto não  é lembrado.

#FICADICA
Por: Carine Paiva e Priscila Stumpf

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