Muitas
vezes nos deparamos com situações que pareciam tão simples de serem resolvidas,
mas que, por falta de relacionamento entre setores dentro de uma mesma empresa,
ou mesmo, por nos depararmos com falhas nas informações transmitidas, um
projeto pode acabar se perdendo no limbo, para nunca mais ser resgatado e
executado.
Na
atualidade, existe uma necessidade cada vez maior de se criar um
interrelacionamento entre setores, por mais que você saiba que aquela digníssima
pessoa que trabalha na sala ao lado não seja das mais simpáticas, ou mesmo ser
uma das que você nunca convidaria para um churrasco. É preciso saber separar o
que é ambiente de trabalho, e que pode ajudar a tornar sua vida profissional
mais produtiva, e o que é relacionamento pessoal, em que você não
necessariamente precisa se tornar a BFF (Best Friend Forever), do seu vizinho
de mesa. Essas situações são percebidas em diversas empresas, mas o bom
profissional sabe como driblar acontecimentos desse tipo.
Há
ainda casos em que o excesso de preocupação pode colocar muita coisa a perder,
e aquele sentimento de medo aflorar, fazendo com que a pessoa assuma suas
falhas e evite se comunicar com pessoas que poderiam ajudar na finalização de
um projeto. Podemos até pensar: Seria o fim do mundo ainda existir pessoas
assim! Mas sim, elas existem e por receio de expor dúvidas, acabam por deixar
as falhas ainda mais evidentes. Afinal, se eu não levo a informação de que algo
não dará certo... realmente o projeto ficará uma “zica”.
Mas
calma... sim muita calma, seria a palavra ideal nessas situações, pois podemos
buscar soluções simples para ficarmos distantes desses problemas. O famoso
brainstorm, aquela reunião em que todos deveriam participar e trazer todo tipo
de idéia, podem se tornar um bom começo para solucionar problemas.
E
podemos ir além. Quando sabemos identificar a causa de um problema de
comunicação, a solução pode surgir de forma relativamente simples.
Faça o
teste, procure identificar essas falhas, os resultados podem ser alcançados, em
muitos casos com simples ajustes, como a montagem de apresentações de seus
projetos de forma mais adequada, fazer uso de fontes legíveis e em bom tamanho
ao utilizar recursos visuais, saber trabalhar a entonação da voz, para que não
seja nem muito alta, nem muito baixa, fazer pausas na fala, para identificar se
realmente está sendo compreendido e, principalmente, saber como organizar suas
ideias.
Se
você se faz entender, mesmo que hajam falhas a serem corrigidas, será muito
mais fácil criar uma estrutura para que a informação seja bem passada e
compreendida.
#FICADICA
Por: Carine Paiva e Priscila Stumpf
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