quarta-feira, 20 de maio de 2015

Os problemas que a comunicação – ou a falta dela – podem ocasionar

Muitas vezes nos deparamos com situações que pareciam tão simples de serem resolvidas, mas que, por falta de relacionamento entre setores dentro de uma mesma empresa, ou mesmo, por nos depararmos com falhas nas informações transmitidas, um projeto pode acabar se perdendo no limbo, para nunca mais ser resgatado e executado.
Na atualidade, existe uma necessidade cada vez maior de se criar um interrelacionamento entre setores, por mais que você saiba que aquela digníssima pessoa que trabalha na sala ao lado não seja das mais simpáticas, ou mesmo ser uma das que você nunca convidaria para um churrasco. É preciso saber separar o que é ambiente de trabalho, e que pode ajudar a tornar sua vida profissional mais produtiva, e o que é relacionamento pessoal, em que você não necessariamente precisa se tornar a BFF (Best Friend Forever), do seu vizinho de mesa. Essas situações são percebidas em diversas empresas, mas o bom profissional sabe como driblar acontecimentos desse tipo.
Há ainda casos em que o excesso de preocupação pode colocar muita coisa a perder, e aquele sentimento de medo aflorar, fazendo com que a pessoa assuma suas falhas e evite se comunicar com pessoas que poderiam ajudar na finalização de um projeto. Podemos até pensar: Seria o fim do mundo ainda existir pessoas assim! Mas sim, elas existem e por receio de expor dúvidas, acabam por deixar as falhas ainda mais evidentes. Afinal, se eu não levo a informação de que algo não dará certo... realmente o projeto ficará uma “zica”.
Mas calma... sim muita calma, seria a palavra ideal nessas situações, pois podemos buscar soluções simples para ficarmos distantes desses problemas. O famoso brainstorm, aquela reunião em que todos deveriam participar e trazer todo tipo de idéia, podem se tornar um bom começo para solucionar problemas.
E podemos ir além. Quando sabemos identificar a causa de um problema de comunicação, a solução pode surgir de forma relativamente simples.
Faça o teste, procure identificar essas falhas, os resultados podem ser alcançados, em muitos casos com simples ajustes, como a montagem de apresentações de seus projetos de forma mais adequada, fazer uso de fontes legíveis e em bom tamanho ao utilizar recursos visuais, saber trabalhar a entonação da voz, para que não seja nem muito alta, nem muito baixa, fazer pausas na fala, para identificar se realmente está sendo compreendido e, principalmente, saber como organizar suas ideias.
Se você se faz entender, mesmo que hajam falhas a serem corrigidas, será muito mais fácil criar uma estrutura para que a informação seja bem passada e compreendida.

#FICADICA


Por: Carine Paiva e Priscila Stumpf

Nenhum comentário:

Postar um comentário